Abertura de candidaturas para a antologia «Pompeias Anunciadas»

A Editorial Divergência tem o prazer de anunciar a abertura do concurso para a antologia «Pompeias Anunciadas – Testemunhos do Fim das Nossas Cidades», com organização de Luís Filipe Silva. Até 31 de Agosto de 2021, aguardamos pelos vossos contos.

Para saberes mais sobre o conceito, visita o nosso artigo aqui.

Regulamento:

  1. Apenas serão aceites textos inéditos, em língua portuguesa, que respeitem o Acordo Ortográfico de 1945 e sejam submetidos pelo concorrente. Por inéditos, entendem-se textos que não tenham sido anteriormente publicados de forma profissional por terceiros, como um todo ou em parte, em formato físico ou electrónico. Textos anteriormente publicados em formato amador ou em regime de auto-publicação podem ser aceites mediante análise individual pela editora, devendo o respectivo envio a concurso mencionar expressamente a sua publicação anterior, com destaque para a data e formato de publicação.
  2. Podem concorrer os residentes de Portugal Continental e Ilhas, Galiza e todos os países lusófonos, independentemente da nacionalidade.
  3. Admite-se a candidatura de concorrentes que colaborem ou colaboraram com a Editorial Divergência as suas chancelas, nos diferentes papéis editoriais que se lhe associam, desde que se garanta o total anonimato, conforme os termos dos números 11 e 15, e não estejam envolvidas em qualquer fase do processo editorial da antologia. Em caso de empate com outro concorrente que não esteja nas mesmas condições, é escolhida a obra do outro concorrente.
  4. Se o concorrente for menor de idade, à data do prazo-limite de entrega abaixo indicado, só poderá concorrer se devidamente autorizado pelo seu responsável legal, cumprindo o disposto na alínea 12.
  5. O texto deve apresentar uma extensão contida entre 1.000 (mil) a 10.000 (dez mil) palavras.
  6. Cada concorrente poderá enviar apenas um texto a concurso.
  7. Todos os textos submetidos deverão seguir as linhas orientadoras fornecidas aqui.
  8. O prazo-limite para envio a concurso é as 23:59 do dia 31 de Agosto de 2021, hora de Portugal Continental. Os textos enviados após essa data não serão considerados para efeito do concurso.
  9. O envio a concurso deverá ser realizado exclusivamente por via electrónica, com o envio de um e-mail para o endereço submissoes@divergencia.pt, identificada pelo assunto «Submissão à Antologia Pompeias Anunciadas». Serão aceites textos em formato RTF (Rich Text File) ou PDF.
  10. O documento anexo deve respeitar o seguinte formato: tamanho de página A4 com margens padrão, formato de letra “Times New Roman”, corpo 11, linhas com espaço e meio. O texto deve ser justificado (alinhado à esquerda e direita). Todas as páginas do documento anexo devem estar numeradas.
  11. No corpo da mensagem de e-mail, devem constar os dados identificativos do autor (nome completo, data de nascimento, endereço electrónico, contacto telefónico e morada) e o título da respectiva obra. A primeira página do documento anexo deve conter o título da obra, o nome literário do autor e por uma sinopse com o máximo de 200 (duzentas) palavras.
  12. O concorrente menor de idade deve igualmente anexar à mensagem de e-mail um documento no formato PDF contendo a declaração de autorização do seu responsável legal, na qual deve constar claramente a identificação, quer do autor (nome completo, data de nascimento e número de cartão de cidadão) quer do seu responsável legal (nome, morada, data de nascimento, número de cartão de cidadão, endereço electrónico e contacto telefónico).
  13. O resultado será tornado público até 31 de Outubro de 2021 através do sítio Web da Editora.
  14. Os textos escolhidos serão publicados na antologia «Pompeias Anunciadas» da Editorial Divergência.
  15. A escolha dos textos que constarão da lista final será efectuada pelo organizador e por um elemento a designar pela Editorial Divergência, de acordo com os critérios avaliativos de qualidade que se considerarem apropriados, e para a qual não haverá recurso.
  16. A Editora reserva-se no direito de propor aos autores selecionados alterações de índole diversa aos seus textos, caso entenda que os melhor adeque à futura publicação. Estas sugestões poderão ser alvo de contraproposta por parte do autor. Caso não se chegue a bom entendimento de ambas as partes, a Editora reserva-se no direito de remover o texto da lista final.
  17. A Editorial Divergência reserva-se no direito a não publicar a antologia por falta de qualidade e/ou quantidade dos textos candidatos.
  18. Os direitos de autoria são de 15% (quinze por cento) do preço de capa da obra em papel e 25% (vinte e cinco por cento) no caso dos livros em formato electrónico, direitos esses que serão divididos de igual modo pelos autores seleccionados. A forma de pagamento poderá adoptar a forma de livros da Editora ou de transferência bancária. O modo de pagamento é escolhido em cada pagamento por cada participante da antologia. A Editora retém o direito de publicação dos textos seleccionados por um prazo de dois anos a contar da data de anúncio da lista final.
  19. Qualquer situação omissa ou de interpretação dúbia neste regulamento deverá ser apresentada à Editora, sendo decidida pela administração da Editorial Divergência e comunicada no sítio Web.
  20. A apresentação da obra a concurso implica, por parte de quem vença, que compreende e aceita todas as alíneas estipuladas no presente regulamento.

One Comment

  1. Pingback: Apresentação da antologia «Pompeias Anunciadas»

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.