Sugestões para o Halloween

A noite de Halloween pede por livros temerosos, estarrecedores, tenebrosos, sinistros… electrificantes! Por isso, a Editorial Divergência sugere-te três obras para passares esta noite bem-acompanhado.

A nossa primeira sugestão é o Livro do Mês de Setembro, escolhido pela equipa da Editorial Divergência, é a obra-prima do cineasta António de Macedo, «Lovesenda ou o Enigma das Oito Portas de Cristal».

«Lovesenda ou o Enigma das Oito Portas de Cristal» é a obra clássica do escritor e cineasta António de Macedo. Uma das mais importantes obras do autor, «Lovesenda ou o Enigma das Oito Portas de Cristal» continua a ganhar fãs e a representar o melhor da fantasia portuguesa.

Sinopse:

Altos Príncipes, Senhores de mim, sacerdotisas minhas irmãs — impacientais-vos? Quereis ouvir sem delongas a história abominável da arrebatada paixão da donzela Lovesenda, filha do conde Diogo Enheguiz, por um espectro? A história que está na raiz da sacrílega situação em que me despenhei? Aguardai porém um momento, suplico-vos: toda a alma tem paragens desconhecidas que somos obrigados a percorrer, por mais obscuras, e a alma da donzela Lovesenda e as inconfessáveis impaciências que nela desde cedo se alojaram exibem feias chagas que lhe foram abertas por uma fieira de medonhas investidas do outro mundo, tão feias como as dos secretos e despudorados procederes do conde Diogo, seu pai, e da condessa Châmoa Telles, sua mãe — cada um com sua traição para com o outro, e qual delas a pior.

Lovesenda é um marco na literatura fantástica portuguesa.

– Cristina Alves

Uma história medieval em que o místico é contado de forma tão convincente que mais parece um relato histórico.

– Rui Bastos

Erudito, divertido e fascinante, eis António de Macedo no seu melhor.

– Luís Filipe Silva

Podes encontrar o «Lovesenda ou o Enigma das Oito Portas de Cristal» aqui.


«As Sombras de Lázaro», de Pedro Lucas Martins, vencedor do Prémio António de Macedo 2018, apresenta um protagonista a oscilar entre o sobrenatural e a loucura, numa obra que confunde a essência humana, obrigando-nos a confrontar os nossos próprios monstros. E olhem que não são poucos.

Sinopse:

É quase Natal. Lázaro de Góis, após dois penosos e solitários anos numa instituição psiquiátrica, regressa ao Solar dos Velados, a casa onde a mulher e o filho o aguardam, esperançosos de que o retorno trará novamente a união familiar. Lázaro, porém, tem em si um segredo. O segredo que levou ao seu internamento. O segredo que o faz temer voltar a casa. Esta é a história de um homem à beira do desespero, e a prova de que não podemos fugir de quem somos, sobretudo quando o passado nos encontra sob a forma de três quadros, e das desumanas figuras que cada um deles representa.

Sobre o autor:

Pedro Lucas Martins nasceu em Lisboa, em 1983. Formou-se em Linguística e em Tradução, pela Faculdade de Letras de Lisboa, altura em que venceu a primeira edição do concurso de escrita CTLX/MOTELX (2007), publicando o seu conto, «O Carrinho de Mão», na antologia «Contos do Terror do Homem-Peixe», pela editora Chimpanzé Intelectual. Em 2018, venceu a primeira edição do Prémio António de Macedo, com o seu primeiro e presente romance, «As Sombras de Lázaro». Em 2019, auto-publicou o seu conto A Promessa do Faroleiro, através do Kindle Direct Publishing (Amazon). Foi também publicado noutras antologias e revistas, dedicando-se principalmente à ficção de terror. Quando não está a pensar no que o escuro pode esconder e a escrever sobre isso, trabalha como tradutor, revisor e investigador nas áreas da Educação e Sociolinguística.

Podes comprar o livro aqui.


E a terceira sugestão, «Na Sombra das Palavras», é uma colectânea dos melhores autores portugueses do fantástico, misturando-o com o terror e o thriller.

Sinopse :

«Na Sombra das Palavras» reúne cinco contos de autores portugueses, combinando thriller e fantástico em histórias de amor, memórias esquecidas e encontros com a Morte e Deus. As palavras transportam o leitor para labirintos, panópticos, livrarias e memórias longínquas. Com contos da autoria de Ângelo Teodoro, David Camarinha, Fábio Ventura, João Ventura e Mário Seabra.

Podes comprar o livro aqui.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.