A nossa antologia de fantasia rural, O Resto É Paisagem, já está nas mãos de duas personalidades importantes.
No âmbito das Comemorações dos 600 anos da descoberta do Porto Santo, Sua Excelência o Presidente da República, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, visitou o arquipélago da Madeira no dia 1 de Novembro de 2018.
Num encontro com agricultores e produtores da ilha de Porto Santo no Campo Experimental do Farrobo recebeu como oferta o livro de contos “O Resto é Paisagem” de uma das autoras que participaram nessa antologia, Lívia Borges.
O Presidente da República ficou bastante impressionado com o projecto e demonstrou um grande interesse pelo mesmo, já que se trata de uma antologia de fantasia rural que explora um Portugal desconhecido e quase mitológico por dez jovens autores portugueses. Indicou ainda que pretendia ler o livro durante a viagem de regresso a Lisboa.
Durante o mesmo encontro, um segundo exemplar do livro foi entregue a S.A.R. D. Duarte Pio, Duque de Bragança, que agradeceu cordialmente o gesto, tendo inquirido sobre o conteúdo das histórias aí vertidas.
Muito obrigado à nossa autora Lívia Borges, pela entrega do livro e pelo relato em primeira mão dos acontecimentos do último feriado.
A ruralidade portuguesa é um manancial de inspiração fantástica, que passa pelas paisagens inóspitas, o isolamento humano e geográfico e toda a riqueza de mitos e lendas tradicionais, que insistem em persistir de geração em geração. Carlos Alberto Espergueiro, Daniela Maciel, Inês Montenegro, João Ventura, Lívia Borges, Pedro Galvão, Raquel Cal, Ricardo Correia, Rui Ramos e Simão Cortês são os autores dos dez contos presentes na antologia, com capa de Leonor Macedo.