Lançamento de Tudo Isto Existe e O Resto é Paisagem

Durante a próxima edição do Fórum Fantástico, a Editorial Divergência irá lançar dois livros, que marcam ambos a qualidade da ficção curta nacional.

Tudo Isto Existe, por João Ventura

Lançamento a 13 de Outubro, às 15h30

Com coordenação editorial de Rogério Ribeiro e Pedro Cipriano, revisão por Daniela Maciel e Júlia Pinheiro e capa por Inês Pedro Borges, Tudo Isto Existe reúne pela primeira vez, num mesmo volume impresso de 164 páginas, uma selecção da melhor ficção curta de João Ventura.

Cultuador de narrativas acutilantes na tradição de Jorge Luís Borges, Italo Calvino e Julio Cortázar, João Ventura usa a linguagem não apenas como um jogo, mas muitas vezes como personagem, ou mesmo alma, das suas narrativas. Provando que o bom senso raramente é comum, as histórias que cria são habitadas pelos nossos desejos e pecadilhos banais, tornados extraordinários. Não se esqueça que “Tudo isto existe”! E que, parafraseando o adágio, se há aqui algo que não é verdade, pelo menos foi muito bem inventado…

Tudo Isto Existe já se encontra em pré-venda na loja da Editorial Divergência.

O Resto é Paisagem (coord. Luís Filipe Silva)

Lançamento a 13 de Outubro às 18h00

Fora da urbe também o Fantástico existe e sobrevive. Nesta época de intensa desertificação do interior nacional, vale a pena imortalizar os seus cenários e mitos. Carlos Alberto Espergueiro, Daniela Maciel, Inês Montenegro, João Ventura, Lívia Borges, Pedro Galvão, Raquel Cal, Ricardo Correia, Rui Ramos e Simão Cortês são os autores desta antologia.

Com 184 páginas, este livro teve a coordenação editorial de Luís Filipe Silva e Pedro Cipriano e foi revisto por Júlia Pinheiro e Leonor Macedo. A capa é também de Leonor Macedo, com arranjo por Inês Pedro Borges.

“Entrai então nas dez portas que vos oferecemos. Uma a uma, como manda o preceito, inspirando fundo, ajustando o xaile e a gola do capote, puxando a boina sobre os olhos, baixando a vista e murmurando a prece escutada ainda em vida pelos lábios dos moribundos – a prece repetida no campo, no antigamente entretanto calcado para o fundo da memória pela patina dos novos tempos –, sem esquecer de entregar à guarda da recepção telemóveis,  relógios e brinquedos que perturbassem aqueles que não convém incomodar.” (Luís Filipe Silva -Introdução a “O Resto é Paisagem”)

O Resto É Paisagem já se encontra em pré-venda na loja da Editorial Divergência.

Fórum Fantástico

Fórum Fantástico é um conjunto de palestras, debates, lançamentos, sessões de autógrafos e outras iniciativas paralelas que englobam as várias vertentes do género Fantástico, que decorrerá entre 12 e 14 de Outubro, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, no Lumiar.

O objectivo principal do Fórum Fantástico é dar a conhecer ao público em geral o trabalho de criadores e académicos nacionais e estrangeiros na área do Fantástico, assim como incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o Fantástico em Portugal.

Este evento surgiu na sequência da realização do 1º Encontro Literário de Fantasia e Ficção Científica, organizado por Rogério Ribeiro e Safaa Dib na Faculdade de Letras de Lisboa, e é realizado desde 2005.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.