[Lançamento] Almanaque Steampunk 2019

Sábado, 28 de Setembro, às 18 horas, no Festival Vapor

Museu Nacional Ferroviário – Entroncamento

A Editorial Divergência, a Liga Steampunk de Lisboa e o Fórum Fantástico voltam a colaborar para tornar realidade a quinta edição do Almanaque Steampunk. Com mais de 50 contribuições diferentes, o resultado é uma edição cuidada de 130 páginas de cartas, contos, anúncios, ilustrações, banda desenhada e outras manifestações artísticas que tentam mostrar a estética e o ambiente do vaporoso mundo Steampunk.

Um desafio mas também um sonho realizado, esta obra bebe da imaginação, criatividade e curiosidade de todos os artistas que se juntaram a nós para mostrar o que é isto de Steampunk.

Assim, é no meio de vapor, revoluções incertas e histórias repletas de rodas dentadas (não esquecendo obviamente doses bem medidas de boas maneiras) que, espalhados um pouco por todo o mundo onde a língua portuguesa e um coração mecânico batem forte, convidamos-vos a juntarem a nós.

Pedro Guerra (Liga Steampunk de Lisboa)

Entre estas páginas, poderão os nossos patronos encontrar notícias da Alta Sociedade e dos exóticos Estrangeiros, anúncios de produtos de indubitável serventia, contos literários e histórias desenhadas da mais respeitosa criatividade, cartas e resenhas para satisfazer as mentes críticas e inquisitivas, e, para as almas mais sensíveis e nobres, também poesia. Como se tornou habitual, o Almanaque traz conhecimentos e ensinamentos úteis tanto neste nosso mundo como no Além, cuja visita tem tanto de indesejada como de inevitável. Uma obra indispensável para trazer connosco em todas as ocasiões!

Rogério Ribeiro in Editorial ao Almanaque Steampunk 2019

A artista de capa desta edição do Almanaque Steampunk é a a Ariana Parrilha, mestranda em Design de Comunicação, na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Sempre adorou ilustração e animação, mas foi na licenciatura em Audiovisual e Multimédia que ganhou a paixão por design. Actualmente, desempenha funções de designer da Divergência e da Trebaruna, tendo desenvolvido a identidade gráfica desta última chancela.

O Almanaque Steampunk deste ano conta com as colaborações de:

Ana Luz
Ana Godinho
Ana da Silveira Moura
Ariana Parrilha
Carolina V.
Carla Tavares,
Cristiane Farias
Christine Schlicht
Daniela Vol
David Leite
Dr. Apokalipse
Fernanda Miranda
Gabinete Miss Hide
Guilherme Trindade
Ingrid Sousa
João Ventura
Leonor Ferrão
Melanie Romão
Nirvana Studios
Nuno Ferreira
Nuno R.
Nuno Vieira
Patrícia Guerreiro
Pedro Cipriano
Pedro Galvão
Pedro Guerra
Susan Cruz
Rafael F. Faiani
Rogério Ribeiro
Rui Alex
Rui Barradas
Rui Ramos

One Comment

  1. Gratidão…sou um dos contemplados

Comments are closed