Entrega do Prémio António de Macedo no Fórum Fantástico

 

Domingo, 14 de Outubro, às 18h15

O Fórum Fantástico 2018 será o palco da entrega da 1ª Edição do Prémio António de Macedo, uma iniciativa da Editorial Divergência, que tem o objectivo duplo de promover o romance de ficção especulativa em Portugal e homenagear aquele que é um dos grandes nomes da literatura e cinematografia nacionais do género. A entrega decorrerá no dia 14 de Outubro, pelas 18h15.

Foram submetidos a concurso textos inéditos, subordinados ao Acordo Ortográfico de 1945, de autores provenientes de Portugal Continental e Ilhas, que abordam o Terror, a Fantasia ou a Ficção Científica. Um júri de cinco elementos com experiência reconhecida no género, entre os quais um representante da Editorial Divergência, escolheu o manuscrito vencedor e apresentará a sua escolha na sessão de entrega do Prémio.

António de Macedo

António de Macedo, nasceu em Lisboa em 1931. Escritor, cineasta e professor universitário, frequentou a Faculdade de Letras da Universidade Clássica e a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, onde se formou em Arquitectura em 1958. Exerceu durante alguns anos a profissão de arquitecto que abandonou em 1964 para se dedicar à actividade de cineasta, escritor e professor.

Inclui na sua extensa filmografia dezenas de documentários, programas televisivos e filmes de intervenção sociopolítica, bem como onze longas-metragens de ficção. Paralelamente, especializou-se na investigação e estudo das religiões comparadas, de esoterologia, de história da filosofia e da estética audiovisual, e das formas literárias e fílmicas de speculative fiction, temas que tem abordado em inúmeros colóquios e conferências, e em diversas publicações, quer de ficção, quer de ensaio. Publicou mais de uma dezena e meia de livros, entre romances de ficção fantástica e ensaios temáticos.

Entre 2001 e 2005 dirigiu a colecção literária Bibliotheca Phantastica da antiga Editora Hugin; em Setembro de 2001 foi homenageado pelo 30o Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, pelo contributo prestado à cultura cinematográfica portuguesa; em Maio de 2007 recebeu o Prémio Consagração de Carreira, da Sociedade Portuguesa de Autores; em 2012 foi homenageado pela Cinemateca Portuguesa com uma retrospectiva da sua obra cinematográfica completa, exibida durante os meses de Junho e Julho; e em Novembro do mesmo ano recebeu o Prémio de Carreira «Sophia 2012», da Academia Portuguesa de Cinema. Em 2013, foi a vez do Fantasporto lhe dedicar uma homenagem com atribuição do troféu Prémio de Carreira, com textos subordinados ao tema «António de Macedo – O Fantástico no Cinema Português», inseridos no catálogo do 33º Festival Internacional de Cinema do Porto — Fantasporto 2013; e em 2014 recebeu o Prémio ADAMASTOR «Personalidade Fantástica 2014», atribuído pelo Colectivo Trëma e pelo Fórum Fantástico. O seu último romance, Lovesenda ou o Enigma das Oito Portas de Cristal foi escolha do ano pelo Fórum Fantástico em 2017. Faleceu a 5 de Outubro de 2017.

O Fórum Fantástico

O Fórum Fantástico é um conjunto de palestras, debates, lançamentos, sessões de autógrafos e outras iniciativas paralelas que englobam as várias vertentes do género Fantástico, que decorrerá entre 12 e 14 de Outubro, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, no Lumiar.

O objectivo principal do Fórum Fantástico é dar a conhecer ao público em geral o trabalho de criadores e académicos nacionais e estrangeiros na área do Fantástico, assim como incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o Fantástico em Portugal.

Este evento surgiu na sequência da realização do 1º Encontro Literário de Fantasia e Ficção Científica, organizado por Rogério Ribeiro e Safaa Dib na Faculdade de Letras de Lisboa, e é realizado desde 2005.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.