Balanço do Festival Vapor: A Steampunk Circus no Museu Nacional Ferroviário

Chapéus de copa, óculos de aviador, braceletes e mitenes de couro, lentes, relógios e engrenagens encheram o Museu Nacional Ferroviário este fim-de-semana com toda a alma steampunk. O Festival Vapor: A Steampunk Circus aconteceu de 28 a 30 de Setembro no Entroncamento, como um evento apêndice ao Fórum Fantástico. A organização do evento anualmente realizado em Telheiras decidiu antecipar a vibe da Ficção Especulativa e em colaboração com a Liga Steampunk de Lisboa e o Museu Nacional Ferroviário, bem como de várias entidades estatais e regionais, levou todo o espírito do steampunk ao Entroncamento.

Pedro Cipriano na Feira do Livro.

Em permanência, os visitantes puderam usufruir de um carrossel vitoriano, quadriciclos ferroviários e minicomboios, para além de exposições de modelismo ferroviário e uma boa distribuição no que diz respeito a áreas de streetfood. Dos jogos de tabuleiro aos duelos de chá, passando pela visualização de filmes, houve oportunidade para assistir a um concerto dos Dead Combo, ao Absurdium, espectáculo do Custom Circus, às actividades do Professor Elemental, desfiles de cosplay, oficinas de escrita e caças ao tesouro. As opções eram muitas e a Editorial Divergência esteve presente em força.

Os nossos livros.

A feira do livro contou com o catálogo da Divergência, onde títulos como Lovesenda Ou o Enigma das Oito Portas de Cristal de António de Macedo, Anjos de Carlos Silva, Espada que Sangra de Nuno Ferreira e as várias antologias que organizamos deram nas vistas. Porém, o grande destaque foi a nossa recente antologia Steampunk Internacional.

Katy O’Dowd e Pedro Cipriano

Rogério Ribeiro, Katy O’Dowd e Pedro Cipriano

No sábado apresentamos o livro com a presença da escritora irlandesa Katy O’Dowd, autora do conto “O Jantar Ateniense”, que partilhou connosco e com o público um pouco da sua experiência no que diz respeito ao steampunk. Também o autor Pedro Cipriano, que contribuiu com o conto “A Aranha”, falou sobre a antologia e a temática da mesma.

Sala do Comboio Real

Jogos de tabuleiro

Em suma, o Festival Vapor: A Steampunk Circus foi uma experiência incrível que queremos muito repetir. Desde já o nosso muito obrigado à organização pela oportunidade de participar neste maravilhoso evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.