Balanço do Festival Vapor 2019

A  festa do Steampunk voltou este ano ao Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, tendo atingido as 7800 entradas, quase duplicando as 4000 registadas em  2018. Para a Editorial Divergência foi o cenário ideal para lançar, em parceria com a Liga Steampunk de Lisboa, o Fórum Fantástico e o próprio Festival Vapor a edição de 2019 do Almanaque Steampunk.

J.S.Meresmaa, autora finlandesa também já publicada pela Divergência (Steampunk Internacional), veio a Portugal a convite do Fórum Fantástico, para uma entrevista sobre este género na sua vertente literária. Foi também o Fórum Fantástico o organizador da Oficina de Escrita Criativa, e da palestra  de Iolanda Ramos sobre Moda Steampunk.

A Liga Steampunk de Lisboa foi novamente uma das organizações mais dinamizadoras do evento, com a exposição Pequena Fábrica de Autómatos,  numerosos workshops de criação de personas, construção de acessórios, actividades artesanais para famílias e os já famosos duelos de chá e de nerfs.

De destacar a participação dos Custom Circus, pelo segundo ano consecutivo, com o seu espectáculo “A Viagem”, um Best Of desta companhia pouco convencional que presta tributo à época nómada do início da sua história,  e a exposição temporária “Herdeiros do Apokalypse”, testemunho dos diferentes espectáculos encenados ao longo dos anos, através dos adereços e figurinos criados e usados pela companhia.

O cartaz musical do Festival Vapor foi novamente um dos pontos mais fortes do programa, contando com, a animação móvel da Kumpania Algarraza e os concertos de Victor Sierra, Filipe Santos, Cais Sodré Funk Connection e O Gajo.

O Lisbon Motorcycle Film Fest foi o curador da oferta cinematográfica, com várias sessões ao longo dos três dias de Festival.

No recinto, em permanência,  houve também um carrocel vitoriano, modelismo e quadriciclos ferroviários, photo booths, bancas de artistas, merchandising e street food.

O Festival Vapor foi considerado um retumbante sucesso, com a promessa feita pelo Presidente da Câmara do Entroncamento no final, de uma nova e melhorada edição em 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.