Apresentação dos autores da colectânea de contos «Na Imensidão do Universo»

É com grande orgulho que a Editorial Divergência revela os autores portugueses e checos que fazem parte da colectânea de contos de Space Opera «Na Imensidão do Universo». Os melhores autores portugueses e checos de ficção especulativa reunidos numa só obra, com o selo de qualidade divergente.

Biografias

Julie Nováková (1991) é uma autora checa vencedora de vários prémios na área da ficção científica e de policiais. Publicou sete romances, uma antologia, uma compilação de contos e mais de trinta histórias curtas em checo. O seu trabalho em inglês apareceu em revistas como “Clarkesworld Magazine”, “Asimov’s Science Fiction” e reimpresso no livro “The Year’s Best Science Fiction & Fantasy 2019”, por Rich Horton. Conta com algum do seu trabalho traduzido em chinês, romeno, estónio, filipino e alemão, ao mesmo tempo que serve como tradutora de obras de checo para inglês. Podem saber mais sobre ela através dos seguintes endereços: Twitter – @Julianne_SF | Facebook – fb.com/JulieNovakovaAuthor | Página web – www.julienovakova.com

Tomáš Petrásek, nascido em 1984, é um neurocientista checo, popularizador de astronomia e escritor de ficção-científica. Publicou duas obras de não-ficção focadas nas perspectivas astrobiológicas sobre planetas exteriores e luas geladas. É autor do romance de ficção-científica “Lastwatch” e de várias histórias curtas. Trabalha actualmente como neurobiologista na Czech Academy of Sciences and National Institute of Mental Health.

Lucie Lukacovicova nasceu em Praga, na República Checa. Passou parte da sua vida em Cuba, Angola, Inglaterra, Alemanha e Índia. Publicou cinco romances e mais de cem histórias curtas em checo; bem como duas novelas (“Spark of Thought”, 2016; “Spark of Eternity”, 2017) em inglês, e várias histórias curtas em alemão, romeno, chinês e canarim.

Colecciona mitos, lendas e histórias de fantasmas, estando sempre disposta a apresentar os contornos sobrenaturais locais a quaisquer recém-chegados a Praga.

Mais informações nos seguintes endereços: http://lucie.lukacovicova.cz/ | https://www.facebook.com/lucie.lukacovicova.author/

Pedro Lucas Martins nasceu em Lisboa, em 1983. Formou-se em Linguística e em Tradução, pela Faculdade de Letras de Lisboa, altura em que venceu a primeira edição do concurso de escrita CTLX/MOTELX (2007), publicando o seu conto, «O Carrinho de Mão», na antologia Contos do Terror do Homem-Peixe (Chimpanzé Intelectual). Em 2018, venceu a primeira edição do Prémio António de Macedo, com o seu primeiro romance, As Sombras de Lázaro (Editorial Divergência). Em 2019, auto-publicou o seu conto A Promessa do Faroleiro (Amazon). Tem também outros contos publicados em revistas e dedica-se principalmente à ficção de terror.

Jorge Borbinha é biólogo de profissão e encontra-se actualmente a fazer Doutoramento na área de Biomedicina na Faculdade de Ciências Médicas, mais especificamente no ramo da regeneração de tecidos. É um leitor ávido, especialmente de ficção científica, e fã de exercício e actividades físicas. Ganhou recentemente o Prémio Ataegina 2019, atribuído por um consórcio que inclui o The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction, o Fórum Fantástico, a Editora Imaginauta e a Editorial Divergência.

João Nobre estuda Cultura e Comunicação na Faculdade de Letras de Lisboa. Divide o seu tempo livre entre os amigos, em Cascais, e o seu gosto por cinema e tudo o que lhe diz respeito. A sua paixão pela escrita vem desde novo e, ocasionalmente, dedica-se a criar novas histórias e mundos.

AMP Rodriguez, pseudónimo de Ana da Silveira Moura, docente, autora e investigadora, estando presentemente e desde 2017 dedicada a tempo inteiro à investigação no REQUIMTE (Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto). Licenciada em Física pela FCUP, Mestre em Métodos Computacionais em Ciências e Engenharia pela FEUP, e Doutorada em Química Teórica e Modelización Computacional pela Universidad de Vigo, tem publicação diversa há mais de uma década, desde manuais escolares a artigos científicos em revistas internacionais de referência, em áreas que abrangem a Nanotecnologia, a Biomedicina ou Ciências da Educação. Enquanto AMP Rodriguez, participou em obras antológicas como “Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa” ou “Lisboa no Ano 2000 – Histórias Assombrosas duma Cidade que Nunca Existiu”.

Sara de Athouguia Filipe é doutoranda em História no Instituto Universitário Europeu, em Florença. Realizou o mestrado e a licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais. Se pudesse ter um super-poder, seria o de viajar no tempo… e talvez seja precisamente desse sonho antigo que tenha surgido a paixão pela História e pela Literatura.

João Pedro Oliveira é licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas, mestre em Linguística e doutorando em Estudos de Cultura. É um entusiasta das artes, escrevendo ficção, compondo música e ilustrando. É também um apaixonado por viagens, pelas línguas e culturas do mundo, principalmente da Ásia. Já começou a aprender cerca de quinze línguas e continuará a aprendê-las para sempre. Actualmente, dá aulas de português para estrangeiros e redige um glossário de termos de origem asiática em textos históricos portugueses.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.