A Divergência e a Convergência no Contacto 2019

Cartaz Contacto 2019 por Ricardo Reis

A Divergência vai participar na edição de 2019 do Festival Contacto, organizado pela Imaginauta, a 5 e 6 de Abril, na Biblioteca de Marvila, com o lançamento do livro A Batalha da Escuridão, de Bruno Martins Soares e a apresentação de Winepunk – Ano1 — A Guerra das Pipas, uma antologia de história altenativa da monarquia do Norte, inseridos num programa intenso e diversificado, que contempla literatura, ilustração, BD, cinema, jogos de tabuleiro e narrativos, incluindo LARP, e zonas temáticas dos universos mais conhecidos da Fantasia e Ficção Científica.

O Festival conta também com uma Feira do Livro, onde a Convergência marcará presença, com livros da Divergência, H-Alt, Apocryphus e outras editoras parceiras.

O Programa

O Contacto 2019 tem um programa carregado de actividades para todos os gostos, direccionado para as famílias e para a comunidade em geral.  Para além dos lançamentos da Divergência, a Imaginauta lançará Amadis de Gaula, de Garci Rodríguez de Montalvo e será lançado O Outro Lado de Z, de Nuno Duarte e Mosi, numa co-publicação Kingpin Books, Comic Heart e G.Floy.

Ana Lange, contadora de histórias profissional, será responsável por duas sessões de contos. Académicos da área darão palestras sobre George R.R. Martin, a saga A Roda do Tempo, Inteligência Artificial e Jogos e A Relação entre Imaginação e Mente. Estão previstas duas sessões de cinema, exibindo Brendan e o Mundo Secreto de Kells, de Tomm Moore e Nora Twomey e É Difícil Ser um Deus, de Aleksey German. Os espectáculos ao vivo incluem a emissão de um episódio do podcast Universos Paralelos, o audio-drama Welcome to the Night Vale e uma sessão interactiva de Dungeons & Dragons.

Áreas Dedicadas

Fotógrafo: Hélio Pereira

Alguns dos universos mais conhecidos da Fantasia e Ficção Científica terão áreas temáticas dedicadas, com o Instituto de Magia Português a dinamizar a zona Harry Potter, a Silver Blade Academy a animar a zona Star Wars e a Liga de Steampunk de Lisboa a dedicar-se a guiar uma viagem por este sub-género da Ficção Científica.

O Especulatório estará responsável por uma zona dedicada aos jogos de tabuleiro e jogos narrativos e a zona de exposições contará com duas mostras de ilustração por Artur Mosca e Inês Andias e uma mostra de fotografia por Fátima Abreu Ferreira.

Outras Actividades

Fotógrafo: Hélio Pereira

Ao longo dos dois dias do evento estão ainda previstas actividades como um quiz literário, um espectáculo de stand-up comedy e uma sessão de Live Action Role Play (LARP).

O Contacto 2019 contará ainda com uma zona de bancas que contemplará a feira do Livro, com a presença da Convergência, da Imaginauta, dos Livros do Xavier (Presença e 20/20), da Europa-América, da Saída de Emergência  e da Legendary Books, e outras bancas de jogos e merchandise, com a Mindsculpt, a Fashion Monster e os Posters Caseiros de Edgar Ascensão.

Como Chegar

O festival decorrerá na Biblioteca de Marvila, R. António Gedeão, 1950-374 Lisboa, junto à Escola 2+3  de Marvila. Poderá chegar-se lá de autocarro ( 793 – Paragem: Escola de Marvila; 759 – Paragem: Rua Dinah Silveira Queiroz) ou de comboio (Estação de Marvila – 3 min a pé; Estação de Braço de Prata – 15 min a pé).

Para mais informações, consultar o site da Imaginauta, que disponibilizará o programa completo e todas as últimas novidades, à medida que o evento se aproximar.

Comments are closed.