A Colecção Paradoxal no Museu Nacional dos Coches

27 Nov 2020

É com agrado que vos convidamos para visitar o novo projecto artístico da companhia Custom Circus denominado A Colecção Paradoxal integrado na galeria do Museu Nacional dos Coches, espaço emblemático que recebeu a primeira peça desta colecção; a Atland Monowheel que conta com a curadoria do escritor e historiador João Mendes Rosa.

A Colecção Paradoxal no Museu Nacional dos Coches

   A Colecção Paradoxal é um projecto de arte conceptual que exporta objectos do futuro Século XXIII especulativo do imaginário da companhia. Através da sua tradicional abordagem alquímica aos materiais antigos e genuínos, a troupe privilegia a utilização de artefactos arqueológicos industriais para levar a cabo a elaboração das suas peças; conferindo-lhes assim um cunho contrastante com a sua própria ficção e uma insubstituível essência museológica. Rasgo comum nesta troupe, que possivelmente é o grande responsável por conferir uma certa marca retro futurista em tudo aquilo que tocam.

  É hoje em dia indubitável que numerosos países foram abraçando cada vez mais o conceito de Museu de Arte Contemporânea. Este facto acrescentou um novo paradoxo ao vasto universo museológico, pois doravante, quem poderá determinar com exactidão onde começam e acabam as fronteiras do contemporâneo?

  Vários são os indícios que provam que esta brecha poderá ter aproximado ainda mais a museologia ao cidadão comum; pois visto nesta perspectiva, o passado, embora continue longínquo, já não nos parece tão dissociado do presente. Como tal, abraçando esta mesma linha de pensamento, os Custom Circus utilizam a sua visão disruptiva Pós-Apocalíptica para projectar contemporaneamente um futuro especulativo muito distante, é certo; e no entanto, cada vez mais próximo de nós. 

#customcircus

#nirvanastudios

#museunacionaldoscoches

#atlandmonowheel

Exposição aberta ao público a partir de 27 de Novembro de 2020