De forma a promover a ficção especulativa em Portugal na forma do conto em Língua Portuguesa, a Editorial Divergência dá início ao
concurso para a Antologia “Por mundos divergentes”.
1. Apenas podem concorrer textos inéditos, em língua portuguesa, sem acordo ortográfico e submetidos pelos próprios autores.
2. Podem concorrer autores residentes em Portugal Continental e Ilhas.
3. O limite de palavras será entre as 5 000 a 15 000 palavras.
4. Todos os textos deverão estar inseridos no género de ficção especulativa: fantasia, terror ou ficção cientifica, sob a temática utopia/ distopia.
5. O prazo limite de entrega é 31 de Janeiro de 2014. Os textos enviados após essa data não serão considerados para efeito do concurso.
6. Cada autor poderá enviar até dois textos com a mesma temática (distopia/utopia) ou diferente (um texto utópico e um distópico).
7. Os textos devem ser enviado para o e-mail: ed.divergencia@gmail.com com o assunto Antologia. Serão aceites textos apenas em formato .doc ou .odt. Todos os trabalhos receberão um e-mail da recepção do envio.
8. Na primeira página de cada submissão deverá constar o título do texto, o nome do autor/ pseudónimo, o género, e-mail, contacto telefónico e morada.
9. O resultado será tornado público até 30 de Abril de 2014 através do blogue da editora. Os autores serão contactados previamente via e-mail.
10. O júri é constituído por dois elementos da Editorial Divergência e dois convidados.
11. O número de autores seleccionados será decidido pelo júri.
12. Os critérios de selecção serão parametrizados em termos da envolvência da trama, credibilidade e coerência das personagens e mundos criados, originalidade e fluidez narrativa. Valorizar-se-ão histórias passadas em território português.
13. Os textos vencedores serão publicados pela Editorial Divergência em formato papel e ebook.
14. A Editorial Divergência reserva-se ao direito da não publicação da antologia por falta de qualidade dos textos.
15. Os direitos de autor poderão ser pagos através da oferta de exemplares ou através dos 10% de direito que o autor detém. A editora retém o direito de publicação dos textos por um prazo de dois anos a contar da data de publicação.
16. Não haverá recurso à decisão do júri.
17. Qualquer situação omissa ou dúvida de interpretação neste regulamento será decidida pela administração da Editorial Divergência.
18. Ao submeter o texto, o autor está confirmar que tem conhecimento e que aceita as regras deste concurso.
A equipa da Editorial Divergência
Podem descarregar o regulamento em formato pdf aqui.