A Divergência no Fórum Fantástico

Entre 12 e 14 de Outubro, a Editorial Divergência estará presente no Fórum Fantástico, com actividades programadas para todos os dias do evento e uma banca de exposição e venda dos seus produtos.

Como Matar Personagens

Workshop por Bruno Martins Soares e Pedro Cipriano

12 de Outubro, 10h30

Matar é necessário num cenário apocalíptico. Mas há arte em matar. Há uns anos atrás matar personagens era algo de formulaico: só raramente e em certas ocasiões era possível matar personagens principais ou importantes. Lembremo-nos das sequelas de Rambo, onde se contam às dezenas os figurantes a morrerem nas margens dos rios. Mas hoje, após a Saga do Gelo e do Fogo e The Walking Dead, por exemplo, ultrapassámos esses pruridos. Hoje, matar exige sofisticação. Mas quantas personagens podemos matar? Que personagens podemos matar? E como? Este é um curso para assassinos de personagens, onde pensamos sobre este tema e descobrimos a nossa veia homicida.

Inscrições: geral@divergência.pt

Da Ideia ao Outline

Workshop por Bruno Martins Soares e Pedro Cipriano

13 de Outubro, 10h30

Todos temos ideias, mas passá-las para o papel pode ser um desafio. Bruno Martins Soares e Pedro Cipriano, ambos escritores premiados,  propõe-se explicar os seus métodos de transformar a ideia inicial numa estrutura esquelética que servirá de base à história: seja ela literária, para bd ou cinema.

Inscrições: geral@divergência.pt

Apresentação do Projecto Convergência

Pedro Cipriano

13 de Outubro, 14h15

A Convergência surgiu da necessidade dos autores e pequenas editoras chegarem aos leitores. As grandes superfícies cobram taxas e comissões que apenas podem ser suportadas pelos grandes grupos editoriais. A Convergência marca a diferença por não cobrar taxas de adesão nem mensalidades, ficando apenas com uma pequena comissão por cada venda efectiva. A comissão é um valor acessível, bastante abaixo do que é geralmente praticado por outras plataformas do género. Pedro Cipriano irá falar deste projecto e apresentar algumas surpresas em relação à actividade futura da Editorial Divergência.

Lançamento de Tudo Isto Existe

João Ventura

13 de Outubro, 15h30

Não haveria melhor local e tempo para lançar este livro do que este. Tudo Isto Existe reúne, pela primeira vez num mesmo volume impresso, uma selecção da melhor ficção curta de João Ventura.

Cultuador de narrativas acutilantes na tradição de Jorge Luís Borges, Italo Calvino e Julio Cortázar, João Ventura usa a linguagem não apenas como um jogo, mas muitas vezes como personagem, ou mesmo alma, das suas narrativas. Provando que o bom senso raramente é comum, as histórias que cria são habitadas pelos nossos desejos e pecadilhos banais, tornados extraordinários.

Nascido de uma ideia acarinhada pelo próprio Rogério Ribeiro, fundador do Fórum Fantástico, também beneficiou da sua edição e revisão.

 

Tudo Isto Existe já se encontra em pré-venda, na nossa loja 

Lançamento de O Resto É Paisagem

Antologia de fantasia rural

13 de Outubro, 18h00

Nesta época de intensa desertificação do interior nacional, vale a pena imortalizar os seus cenários e mitos. Carlos Alberto Espergueiro, Daniela Maciel, Inês Montenegro, João Ventura, Lívia Borges, Pedro Galvão, Raquel Cal, Ricardo Correia, Rui Ramos e Simão Cortês são os autores desta antologia coordenada por Luís Filipe Silva.

“Entrai então nas dez portas que vos oferecemos. Uma a uma, como manda o preceito, inspirando fundo, ajustando o xaile e a gola do capote, puxando a boina sobre os olhos, baixando a vista e murmurando a prece escutada ainda em vida pelos lábios dos moribundos – a prece repetida no campo, no antigamente entretanto calcado para o fundo da memória pela patina dos novos tempos –, sem esquecer de entregar à guarda da recepção telemóveis,  relógios e brinquedos que perturbassem aqueles que não convém incomodar.” (Luís Filipe Silva – Introdução a “O Resto é Paisagem”)

O Resto É Paisagem já se encontra em pré-venda na nossa loja

1ª Edição do Prémio António de Macedo

14 de Outubro, 18h10

Prémio António de Macedo, uma iniciativa da Editorial Divergência, tem o objectivo duplo de promover o romance de ficção especulativa em Portugal e homenagear aquele que é um dos grandes nomes da literatura e cinematografia nacionais do género, fazendo do Fórum Fantástico o contexto ideal para o apresentar.

Foram submetidos a concurso textos inéditos, subordinados ao Acordo Ortográfico de 1945, de autores provenientes de Portugal Continental e Ilhas, que abordam o Terror, a Fantasia ou a Ficção Científica. Um júri de cinco elementos com experiência reconhecida no género, entre os quais um representante da Editorial Divergência, escolheu o manuscrito vencedor e apresentará a sua escolha na sessão de entrega do Prémio.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.